segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Fenômenos Sertanejos e as Influências do Country Music

Vamos falar agora sobre as influências da Country Music na Música Sertaneja. Vocês, meus caros leitores, devem estar se perguntando o que tem a ver um estilo com o outro? Sim tem muita ligação e vou te contar a história. Aliás a nossa música sertaneja está para nós brasileiros assim como a country está para os americanos. Ambas tiveram início no século XX, com estilo caipira e moda rural. Na verdade, antes a country music era chamada de hillbilly music (que em português significa “música caipira”), mas muitas pessoas não gostavam do fato de ser chamado de “caipira” e acabou mudando para country, da mesma forma o nosso sertanejo que passou a chamar sertanejo universitário.

A música country também foi inspirada pelo homem do campo com instrumentos como o violão, banjo, rabeca, assim como a música sertaneja com a viola de 10 cordas.
Aliás, a música sertaneja teve toda a influência do country para desenvolver seus trabalhos, já que os dois estilos têm tanto em comum, nada melhor do que misturá-los.
Os cantores da Música Sertaneja mais famosos da atualidade são Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, Gusttavo Lima, Michel Teló, Maria Cecília e Rodolfo, Luan Santana entre outros. Aliás, falando em Michel Teló, para quem não se lembra, o jogador português Cristiano Ronaldo ao fazer o gol, comemorou dançando a tão famosa música “Ai Se Eu Te Pego”, fazendo um sucesso estrondoso, ficando nas primeiras paradas de sucesso do mundo todo, tendo mais de 94 milhões de visualizações na internet, foi considerada um fenômeno da música sertaneja.
Vejam o vídeo : 
Agora vou falar sobre um tema muito sério, o bullying que também atinge o universo musical inclusive o sertanejo, pessoas de gostos musicais diferentes, infelizmente acabam criticando o gosto do outro individuo, não respeitando sua opção. Como no vídeo a seguir no programa do fantástico da Rede Globo, uma menina sofria agressões simplesmente ser fã do cantor Sertanejo Luan Santana e lamentáveis tais atos, infelizmente o ser humano hoje está cada vez mais intolerante não respeitando o seu próximo.
Vejam o vídeo:
 A maioria das duplas sertanejas é feita por homens e fica evidente que os eles ainda dominam as paradas das músicas sertanejas, mas as mulheres vêm ocupando cada vez mais o espaço no mercado de música sertaneja como, por exemplo, Thaeme (dupla Thaeme e Thiago), Paula Fernandes, Maria Cecília (dupla Maria Cecilia e Rodolfo), que na atualidade são as grandes vozes femininas do sertanejo.
O sertanejo universitário encontrou nos jovens o seu crescimento e para isso foi preciso modernizar seu estilo. Continua sendo aquele estilo de musical fácil de assimilar e que fala de casos de amor, mas hoje também fala sobre baladas e pegação. Agora também você pode dançar de uma forma mais romântica, coladinho, ou mais agitada, tirando os pês do chão. Também se modernizaram as conversas e papos engraçados, as declarações de amor. O que nosso Sertanejo transmite deixa os jovens tão encantados, atingido tanto o público masculino como o feminino. Há também um visual diferente e caprichado: as camisas xadrez são as principais evidencias de moda sertaneja, tanto masculina como feminina. Geralmente, os homens precisam apenas de uma calça jeans mais justa, botina e camisa, ou podem continuar com o bom e velho chapéu, fivela no cinto e uma barba para deixar a aparência mais adulta. Já as mulheres, algumas adotaram estilo “Panicats”, mas outras preferem ir mais a caráter com camisa xadrez, calça jeans, bota country e um chapéu para complementar o estilo.
O sertanejo, embora morando hoje nas grandes cidades, teve sua origem no sertão, que sempre será lembrado nas canções por meio de sucessos como Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e, na geração de hoje, por Jorge e Mateus Fernando e Sorocaba entre outros. E mesmo o sertanejo atual nunca perdeu sua origem do sertão (jamais negando suas raízes), onde tudo começou, pois está também no coração de grande parte dos brasileiros!

Por Danyhellen Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário