O sertanejo
é um estilo musical que poderia ter se reduzido a uma expressão regional,
praticamente folclórica. Até recentemente era restrito a pequenos espaços e a
pequenos grupos de pessoas, mas em pouco tempo tornou-se um segmento que
reflete, compreende e projeta pessoas para uma grande posição de destaque na
mídia, chegando mesmo a formar gostos e opções culturais de boa parte da
população. A cultura vista como um conjunto de manifestações, reflete como um
retrato, ou espelho, a maneira que indivíduos se organizam para viver. Ao mesmo
tempo, o homem, com suas ações, sempre traz novas possibilidades de
relacionamentos sociais, principalmente por meio dos intercâmbios culturais.
O movimento
sertanejo traz o raciocínio e a compreensão sobre uma linha de vida, causando
mudanças nas tendências culturais de um grupo, e começando a fazer parte do
mundo contemporâneo. Uma pesquisa científica queria saber quanto que a música
sertaneja interferia no consumo do público, isso porque ela teve tanta presença
na cultura jovem e influência que passou a ser uma cultura mediatizada: a
partir do início da década de 1980, o gênero conseguiu um espaço maior e
alcançou novas dimensões com um grande potencial de consumo pelo público-alvo.
O sucesso
quase sempre é influenciado pelos meios de comunicação, pelo modo como inserem
tal informação na sociedade, muitas vezes mudando o comportamento e o jeito de
pensar do povo. Por esse motivo, ao longo dos últimos 15 anos, investigaram o
desempenho na produção e divulgação da música sertaneja. O modo como a mídia
apresenta a música (produto) para a sociedade também influencia no gosto e no
consumo das pessoas. Portanto, tentamos entender por aqui se a música
sertaneja é somente um produto da indústria cultural com um poder comunicativo,
ou se é muito mais que isso.
Entretanto,
essa dúvida não corrói a cabeça de seus seguidores, pois eles querem apenas
curtir o som e tudo o mais deste grande universo que é o sertanejo.
Por Laryssa Freschi e Sheyla Quezado
0 comentários:
Postar um comentário