O Rádio é o pioneiro em levar a música caipira sertaneja nos quatros cantos do mundo, os conceitos culturais e reflexivos que ele nos traz ao ouvir algo que não podemos ver, mostra outra forma de se enxergar: os sentidos são aguçados quando despertados pelo sentimento, e essa é a essência da musica sertaneja.
Em
1930 o segmento sertanejo já existia, porém, só nos anos 70 é que
um pouco mais de sal foi adicionado, o que deu um up no processo de
espalhar a música por todo o país. As revistas Som Verde, da Editora
Som Verde, Viola Sertaneja, da Sbim Editora, e Violão e Viola Sertaneja, da Imprima Comunicação foram lançadas em 1979 em São
Paulo e pela primeira vez surgiam publicações especializadas em
músicas sertaneja. Nessa mesma época as emissoras de rádio
começaram a preencher seus horários com programas de músicas
sertaneja. Havia apenas quatro emissoras de rádio AM em São Paulo (Record, Globo, Bandeirantes e Gazeta) que tocavam exclusivamente
música sertaneja, há quem afirme que em alguns dias tinha 24h de
músicas sertaneja. Depois do grande sucesso no rádio, a TV
se aproveitou desse momento de expansão do segmento e as
emissoras Cultura, Record, Gazeta e Bandeirantes também começaram a
apresentar programas sobre o universo sertanejo. Na década de 80
houve uma estrondosa repercussão, e foi aí e tudo começou de
verdade.
A
comercialização massiva do sertanejo teve seu grande momento dos
anos 80 até a metade dos anos 90. A população viveu e registrou o
grande momento do consumo da música sertaneja que até então era
conhecida como "caipira", e depois desse período tornou-se
música urbana de qualidade, virando tema de novelas Globais em
horários nobres, ocupando vários espaços de comunicação no País,
e se destacando com os discos mais vendidos no Brasil. Você pode até
não ter nascido na época, porém, tenho certeza de que conhece
várias das músicas mais vendidas, e deve até saber a letra de
algumas delas. Vai dizer que nunca ouviu “Fio de Cabelo “ com
Chitãozinho e Chororó?
Com
tudo isso podemos mostrar que a industrialização Cultural e a mídia
foram indispensáveis no processo de formação de um público-alvo
para o segmento. A informação veiculada em grande escala traz sim
um grande impulso para a influência das normas e práticas sociais.
Isso significa que atualmente a rádio continua sendo de muito
importância para divulgar a música sertaneja, principalmente para
as classes C e D, pois elas não possuem condições financeiras
suficientes para consumir constantemente a enorme variedade de CD's
e DVD's que o mercado não para de produzir. É nas rádios que eles
encontram uma maneira de pedir suas músicas preferidas. Também no
interior o rádio continua sendo a preferência dos ouvintes de todas
as classes sociais que buscam a música sertaneja. É uma tradição
cultural que se mantem viva e em pleno vigor.
Os
mais jovens, do interior e das grandes cidades, tem na internet a
possibilidade de baixar alguns dos álbuns das suas duplas preferidas
gratuitamente. Mas este assunto fica para nossa próxima conversa,
cumpadi. Por enquanto deixe aqui seus comentários e não esqueça de
nos visitar na sua rede social favorita.
Por Sheyla Quezado
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